REJUVENESCIMENTO PESCOÇO, COLO E MÃOS

A região do pescoço, colo e mãos, por apresentarem pele fina e facilmente exposta, são as que mais denunciam os efeitos do tempo.

Por serem regiões de difícil tratamento, torna-se um motivo de tortura e de inibição para muitas pacientes que podem conservar uma boa aparência do rosto, por exemplo e apresentar um pescoço, mãos ou colo de aspecto envelhecido, com pele flácida, áspera, com sulcos e vincos ou manchas.

Devido às condições climáticas como frio, luz solar e produtos químicos e pelo fato de que são regiões onde não se tem o hábito de cuidados preventivos, é muito comum observarmos o envelhecimento precoce nessas regiões.

O tratamento é baseado no acometimento. No caso de flacidez de pele, quando há pele em excesso pode-se optar pela ressecção do excesso na cirurgia tradicional de rejuvenescimento facial ou “face lifting”, mas em alguns casos está bem indicada a colocação de fios de sustentação, o conhecido “fio russo”, que promove uma tração na pele local, sem remoção.

Nos casos de flacidez de pele e músculo, às vezes é necessária a plicatura do músculo platisma, ou seja, a aproximação e sutura do músculo do pescoço. Isso ocorre principalmente quando é visível duas “bandas” musculares ao longo do pescoço, na frente, que são bem mais evidentes quando a paciente faz o movimento de forçar os cantos dos lábios para fora e para baixo.

Nos casos de gordura localizada, para a remoção de gordura na região do pescoço faz-se a já bem divulgada “lipo de papada”, ou seja, lipoaspiração localizada da região que pode ser realizada sob anestesia local em alguns casos.

Quando há as terríveis manchas acastanhadas ou avermelhadas, que denunciam muito a idade principalmente nas mãos, dependendo do tipo de acometimento, pode-se optar por peelings químicos ou por termocauterização.

As verrugas, pintas e lesões de pele, podem ser tratadas por remoção cirúrgica das lesões ou por cauterização química ou elétrica, dependendo do caso.

Pele emagrecida, sulcos e rugas, se forem bem superficiais, podem ser melhoradas com peelings. Mas se a profundidade for um pouco maior é necessário o preenchimento da região que pode ser temporário ou definitivo, com substâncias inócuas de preenchimento ou, com tecidos próprios do paciente, dependendo do caso. Podendo também ser associado com melhor definição do contorno da mandíbula e queixo, que em muitos casos traz uma melhor harmonia estética da região.

Nos casos de “murchamento” do dorso das mãos, ou seja, por aspectos hereditários ou pelo processo natural de envelhecimento, há uma tendência, das mãos apresentarem um aspecto “emagrecido”, em que se tornam mais marcadas as veias e tendões. O procedimento a ser utilizado para tratamento neste caso é o preenchimento que pode ser por gordura da própria paciente ou outro tipo de substância de preenchimento absorvível ou não, conforme o caso. 

Também o tratamento por PRP está indicado para melhora do turgor e elasticidade da pele.

Resumidamente, existem inúmeros procedimentos para diferentes tipos de acometimento dessas regiões que permitem que você se sinta mais feliz e confiante exibindo seu pescoço, colo e mãos.